Os sintomas do câncer colorretal dependem da localização do tumor, do estágio em que se encontra e, ainda, como ele está afetando os demais órgãos e tecidos.
Inicialmente, a doença pode ser assintomática. Entretanto, conforme ela for avançando, alguns dos indícios abaixo começam a ser observados:
Sangue nas fezes - Outro sinal de alerta para a doença é a presença de sangue nas fezes, que pode ser totalmente imperceptível, causar escurecimento das fezes somente. Caso o tumor esteja localizado nas porções mais próximas do ânus ou no reto, é possível, ainda, ocorrer sangramento vermelho vivo que pode ser visto direto no vaso sanitário, misturado às fezes ou no papel higiênico.
Cólicas abdominais - Sentir dor no abdômen é considerado algo normal e pode ter diversas causas, como a ingestão de algum alimento. Entretanto, é preciso ficar atento a este incômodo quando se torna muito frequente e duradouro. Este é um sintoma do câncer colorretal frequente porque a doença afeta diretamente os hábitos intestinais. Assim, além das cólicas e do inchaço abdominal, a pessoa passa a ter dificuldade para evacuar ou então começa a alternar entre constipação e diarreia.
Perda inexplicável de peso - Perder peso de forma involuntária é um dos sintomas mais frequentes do câncer de intestino. Há duas explicações para que isso ocorra:
As células cancerígenas tendem a consumir muita energia do corpo, assim como o sistema imunológico, que trabalha mais para tentar combater a doença;
O tumor libera no organismo algumas substâncias que modificam a maneira como o alimento é transformado em energia, levando a redução abrupta no peso.
Fadiga e fraqueza - Assim como ocorre na questão da perda de peso, o fato de as células cancerígenas utilizarem muita energia do corpo faz com que o portador da doença se sinta constantemente cansado e fraco. #proctologia #proctolgista #cancerdeintestino
Comments