MENU

Fissura Anal

A fissura anal pode ocorrer devido à passagem de fezes grandes e duras, levando ao trauma local, ao aumento da tonicidade da musculatura, à diminuição da vascularização, a doenças infecciosas (HIV, Tuberculose, sífilis), a doença inflamatória intestinal (Doença de Crohn) e a neoplasias.

Como aliviar a dor de fissura anal?

O tratamento da dor é feito com analgésicos e/ou anti-inflamatórios via oral associado a anestésicos tópicos.

Banho de assento com água morna e relaxantes musculares tópicos para diminuir a hipertonicidade da musculatura também ajudam no controle da dor.

banho-de-assento-com-água-morna

Como tratar a fissura anal?

O tratamento pode ser clínico ou cirúrgico, lembrando sempre da importância da dieta rica em fibras e da ingesta de água para manutenção do bom funcionamento intestinal.

O tratamento clínico pode ser feito com substâncias que visam o relaxamento da musculatura, como diltiazem, nitroglicerina, toxina botulínica. Para fissuras agudas, a taxa de cura pode chegar a 90%.

O tratamento cirúrgico fica reservado quando há falha do tratamento clínico.

Dentre as opções, temos a esfincterotomia onde é realizada secção de fibras do músculo esfincter anal interno, visando o melhor relaxamento e a fissurectomia onde é realizada retirada da fissura.

Alimentos e Dieta ruins para fissura

Devemos ter uma dieta rica em fibras e ingesta adequada de líquidos para garantir fezes suaves, sem esforço.

Lembrando que alimentos com muito tempero, condimentados, gordurosos, álcool podem piorar os sintomas.

Dicas de como evacuar com fissura anal

Para diminuir a dor no momento da evacuação, devemos evitar fezes ressecadas, por vezes podendo associar o uso de laxantes, uso de analgésicos, banhos de assento, anestésicos tópicos.

Conheça os Sintomas da fissura anal

A fissura anal pode ser aguda (<6 semanas) ou crônica (> 6 semanas), ocorre uma ruptura da pele no canal anal, levando a sangramento, dor aguda, em queimação, cortante ou em espasmo que pode durar horas após a evacuação.

Últimas do Blog de Coloproctologia

hidradenite-supurativa-como-tratar
Coloproctologista
@grupoproctobrasil2021xk

O que é Hidradenite Supurativa?

A hidradenite supurativa é uma desordem inflamatória crônica relacionada com a atividade do sistema imune que envolve um tipo de glândulas existentes do folículo piloso

Leia Mais »
disbiose-sintomas
Coloproctologista
@grupoproctobrasil2021xk

Disbiose como tratar?

No trato gastrointestinal vivem diversos microorganismos que irão ajudar na manutenção da nossa saúde em geral. Quando existe um desiquilíbrio na quantidade e na qualidade

Leia Mais »